1 de novembro de 2013

Servidor Público: protagonista das transformações no cotidiano de Redenção, por Eliane Silva

Em qualquer lugar desse Município se existe transformação é porque ali está um servidor público. Ali está a força que faz Redenção ser quem ela é. Somos um Município diferente. Sim, somos!
A História da libertação do homem e da mulher nasceu primeiro aqui. Somos o resultado de nossas lutas transformadoras que desafiaram velhas estruturas, que abalaram alicerces em que estava acomodado um período de silêncios, de suspiros interrompidos e de sonhos roubados por aqueles que ousaram fazer diferente.
Eu sou servidora pública municipal. E assim como meu companheiros e companheiras que aqui estão, fiz e tenho feito a minha parte. E em cada lugar desse lindo município são muitas as Marias, as Franciscas, as Antônias. São muitos os Franciscos, os Raimundos e os Antônios. Todos e todas unidos, fazendo sua parte, contribuindo definitivamente com a riqueza da nossa Terra.
A Administração Municipal só tem conseguido realizar tanto somente porque existem profissionais de várias áreas, todos irmanados em um só propósito: FAZER REDENÇÃO DECENTE QUE TODOS QUEREM E QUE TODOS MERECEM.
O cidadão quer um serviço público proporcionado pela Administração que funcione, e para isso conta com servidores dedicados e preparados para fazerem o melhor com o objetivo de atenderem às suas necessidades. E aqui em Redenção: servidores dedicados e capazes nós temos a alegria de ter!
O serviço público é mais que uma obrigação é uma missão. Uma missão das mais importantes porque estar ligado ao bem-estar da comunidade, de uma sociedade, de uma cidade inteira.
Nenhum município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão.
Portanto, é de suma importância exaltar quem executa o papel de construtor da qualidade dos serviços públicos à sociedade. Neste contexto, prestar serviço à população com qualidade e dedicação deve ser sempre a meta dos servidores e estar entre seus objetivos. E essa ação unificada todo dia é praticada pelos servidores públicos de Redenção.
A cada dia, o papel do servidor público não é apenas o de ser estável. É muito mais do que isso, pois a sua atuação está necessariamente voltada para os anseios da comunidade ou sociedade.
O servidor é um Agente de Transformação a serviço da cidadania, o que se torna uma diferença marcante dos demais trabalhadores;
O servidor tem um compromisso intransigente com a ética e com os princípios constitucionais;
É por isso que nossos servidores estão sempre atualizando e desenvolvendo novas competências;
O servidor de Redenção tem capacidade de lidar com a diferença e a diversidade; tem  habilidade para atuar em diferentes contextos e sob diversos comandos e sabe como tratar a todos!
O principal diferencial do servidor público é que este tem a oportunidade de servir à comunidade em que está inserido. Por isso, esta não pode ser vista como uma profissão qualquer, e sim como um desafio de se cuidar do que é de todos nós.
De acordo com Michel de “Monteine” “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.” Com estas palavras quero dizer que não há dúvidas que hoje estamos diante de uma classe especial que são os servidores e servidoras que fazem a qualidade do Serviço Público de Qualidade em Redenção.
Hoje, no Século XXI, você servidor é cada vez mais o protagonista das transformações no Município. Porque nós não queremos apenas um município que ofereça o básico. Queremos um município que oferece a excelência como máximo no Serviço Público. E é o servidor decente que faz um município decente.
E em nossa Redenção, o servidor público compreende que um Município Decente e Democrático deve considerar como estratégico a existência de uma Rede de Serviços Públicos de Qualidade que assegure a cidadania e a inclusão social. No entanto, para seu pleno êxito é condição ímpar a valorização dos homens e mulheres que atuam no Serviço Público Municipal como trabalhadores e trabalhadoras.
E por fim, quero dizer que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) define Trabalho Decente como uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
E eu tenho a satisfação em constatar que aqui em Redenção os servidores públicos tem sim a certeza de que a noção de Trabalho Decente se apoia em quatro pilares estratégicos: respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas  as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação  de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação). O  segundo é a promoção do emprego de qualidade. O terceiro é a extensão da proteção social e o quarto é o diálogo social.
É dessa maneira que, de forma excelente, os servidores públicos fazem de Redenção um modelo de gestão, uma cidade com visão e um futuro decente construídos agora.
Obrigada servidor! Viva você!