22 de novembro de 2013

Dia ´D´ reúne crianças em incentivo à leitura em Redenção

Tomar gosto e, assim, mergulhar no mundo mágico da leitura. Com esse objetivo, 6 mil crianças da rede pública de ensino municipal de Redenção, num total de 36 escolas, e equipamentos públicos, como postos de saúde, receberam o I Dia "D" da Leitura.

A ação, promovida pela Secretaria da Educação da cidade integra os Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5). Objetivo é fortalecer a leitura na sala de aula.

Meninos e meninas tiveram a oportunidade de ouvir histórias, confeccionar adereços e participar de brincadeiras com os personagens das Coleções Paic, Prosa e Poesia (distribuídos anualmente pela Seduc para as escolas), em uma manhã de diversão.

Alfabetização

O encontro serviu, também, para chamar atenção para o Dia Nacional da Alfabetização, comemorado no dia 14 de novembro, "lembrando que a escola pode potencializar seu espaço para que a criança desenvolva a leitura como prazer", conforme destaca a secretária da Edução, Eliane Silva.

"Esse é um movimento em prol da leitura, de ´basta de analfabetismo´. A intenção é resgatar ambientes de letramento: escolas leitoras que estimulam o ler", lembra a diretora de gestão da Secretaria, Núbia Maria Lima, que explica que o programa traz na sua tônica a criança como centro "a aprender".