12 de julho de 2013

"A escola se representa na cidade como um todo", diz Eliane Silva na abertura da Conferência de Educação de Redenção

A Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na manhã de hoje (12/07) a II Conferência de Educação do Município. A atividade contou com a presença do Prefeito Manoel Bandeira, da Secretária da pasta, Eliane Silva, da Coordenadora do processo de Conferência, Edice Silva, da pró-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ana Lúcia, da secretária geral em exercício do Sindicato dos Servidores Municipais de Redenção, Alexandra, e do Deputado Federal - vice presidenta da Comissão de Educação da Câmara Federal -, Artur Bruno.

A abertura da atividade contou com apresentação da Orquestra Filarmônica Infantil de Redenção. Já o hino do município foi declamado pelos alunos da Escola Antônio Jacó. O evento atividade reúne mais de 160 pessoas, público majoritariamente formado por delegados municipais inscritos para o evento, entre representantes do poder público, sociedade civil (pais e alunos) e dos profissionais da educação. A atividade também empossou a primeira formação do Fórum Municipal de Educação da cidade, que será presidido pela Secretária da Educação, Eliane Silva.

O Prefeito Manuel Babdeira saudou os convidados da Conferencia destacando a articulação de recursos continuada na última semana em Brasília para a educação municipal. "O mais importante que existe para o ser humano é uma educação eficiente. Que esta Conferência possa fortalecer toda a rede educacional de nossa cidade", sentenciou.

O vereador Maninho sublinhou o trabalho desempenhado pela secretaria de Educação de Redenção. Segundo ele "a educação é o grande instrumento das mudanças que queremos". Por sua vez, o Deputado Federal Arthur Bruno evidenciou os compromissos do município, que priorizou o debate da política nacional de educação por meio da atividade de hoje. "O plano nacional de educação tem a participação de 2% da população brasileira. Quando se debate a educação quem ganha é o povo", disse.

Já a pró-reitora da Unilab, Ana Lúcia, encantou com o hino da cidade, que ainda não conhecia e falou sobre o significado do evento de hoje. "O conceito da diversidade está representado nesta conferência e a diversidade perpassa todo o processo educacional. Nós, da Unilab, queremos discutir com o município como a diversidade estará representada nas escolas da cidade", afirmou.

Por fim, encerrando a mesa de abertura, Eliane Silva discorreu sobre o papel da educação na atualidade, tratando da transformação social e das relações sociais que se dá através da formação escolar. "A escola se representa na cidade como um todo", finalizou.