30 de março de 2013

Secretária da Educação participa de Colóquio sobre a Conferência Nacional de Educação de 2014


A Secretária da Educação do Município de Redenção, Eliane Silva, participou, no último dia 20 de março, do Colóquio sobre a Conferência Nacional de Educação 2014: Educação Brasileira em debate, realizado na UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

O evento fez parte da programação da Semana Nacional de promoção da Conferência da Educação, impulsionada pelos Fóruns estaduais e municipais de educação de unidades da Federação, que realizaram uma extensa agenda de atividades, de 18 a 22 de março. Orientadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), as atividades do período, como coletiva de imprensa, debates e exposições, deram destaque às discussões e aos debates sobre temas que podem contribuir com a preparação da próxima Conferência. A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Destaque para a participação da professora Jacqueline Freire, pró-reitora de graduação da Unilab, que esteve no encontro acompanhada do Professor  Aristeu Lima e falou da importância de garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. "As conferências municipais e intermunicipais de educação são fundamentais para a construção coletiva da educação que todos queremos. Por meio delas, toda a sociedade pode expressar e dar sua contribuição. Elas são o alicerce de toda a mobilização da CONAE/2014", ponderou a gestora da Universidade.

CONAE em Redenção
A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. Sobre isso, Eliane Silva, Secretária de Educação de Redenção, destacou a que a cidade inicia hoje o esforço de mobilizar a comunidade, as organizações, os órgãos públicos e os profissionais envolvidos na busca por qualidade para Educação proposta na Conferência. "Nós vamos garantir os debates, integrar as discussões com a Unilab e levar uma grande colaboração em propostas e mobilização para as demais etapas do evento", destacou.

Calendário
Fábio Almeida, Secretário municipal de Educação de Acarape, que também marcou presença no evento, convidou o público da atividade, formado por estudantes universitários da própria UNILAB, a integrarem o calendário das etapas das Conferências de Educação e fortalecer o debater na região do Maciço de Baturité.

O prazo para a realização das etapas municipais vai de fevereiro a junho de 2013 e das estaduais de junho a setembro do mesmo ano.

Assessoria de Comunicação