28 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica marca o início das atividades letivas em Redenção


A solenidade de abertura das atividades pedagógicas de 2013 do Secretaria da Educação do Município de Redenção aconteceu no Ginásio Tarcísio Bonfim, na manhã de hoje (28/01), e contou com a participação de mais de 300 professores, recepcionados pela equipe na nova Secretária, Eliane Silva.

Estiveram presentes no ato o Deputado Federal Arthur Bruno; o Prefeito do Município, Manoel Soares Bandeira; o vice-prefeito Cezar Fernandes; a Pró-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Jacqueline Freire; a presidenta da Câmara Municipal de Redenção, Vasti Bandeira; a Secretária de Saúde da cidade, Dra. Neucilene; a representante da Secretaria Estadual de Educação do Ceará, Fabina Squef; e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Redenção, Marta Caetano.

A Secretária da Educação, Eliana Silva, abriu o evento falando sobre os desafios que se colocam para a efetivação de uma educação pública de qualidade. Segundo a gestora, é missão da nova administração romper o preconceito contra o ensino público, apostando na determinação dos agentes de educação e no fortalecimento da comunidade escolar. “Nós faremos a melhor educação que o município de Redenção já viu, não porque será o resultado do trabalho de uma só pessoa, mas porque vai ser o resultado da união das energias de toda a cidade”, destacou.

Eliane também destacou o seu histórico de militância, citando a experiência que traz do movimento sindical de diálogo com os professores e demais servidores da educação. “Nossa tarefa é a educação e para alcançar a qualidade investiremos nas pessoas, no aluno, nos professores, nos profissionais que atuam na escola. Todos valorizados e instruídos para favorecer o processo educacional”, finalizou.

O prefeito Manuel Bandeira também tratou da importância do momento e da renovação no espírito do projeto educacional de Rendenção com a chegada da nova gestão. “A nossa meta é cada vez mais melhorar a educação de nosso município, dando qualidade para o nosso educador e os nossos educandos. Vamos atrás de recursos, mais investimento, pois não mediremos esforços para valorizar educadores e educandos de Rendenção”, enfatizou o Prefeito.

Mais investimentos
Em sua saudação, o Deputado Federal Arthur Bruno falou da importância do trabalho coletivo na construção de um projeto educacional de qualidade e trouxe uma boa notícia para a população da cidade, com informação de que mais de 350 mil reais foram assegurados em investimentos em equipamentos de esporte e lazer e de saúde. Os recursos são fruto de emendas ao orçamento da União, feitas pelo Deputado no Congresso Nacional por solicitação de Eliane Silva, quando presidente do Sindicato de Servidores.

“Agora com a Eliane e o Bandeira na Prefeitura e a nossa certeza de um trabalho de extrema qualidade, vamos triplicar os investimentos. Vamos conseguir a maior quantidade de recursos possíveis para Redenção”, celebrou Arthur Bruno.

Parceria com a UNILAB
Outro momento de destaque do evento foi a fala emocionada da Pró-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Jacqueline Freire, que pediu um minuto de silêncio em nome das vítimas da tragédia em Santa Maria (RS), que vitimou mais de 230 jovens, a maior parte estudantes universitários.

A professora também destacou os desafios da educação pública e elogiou a postura republicana da nova gestão de dar continuidade a parceria com a UNILAB. A docente reforçou, por fim, o compromisso de assumir mais iniciativas e ajudar a Prefeitura de Redenção a caminhar com uma educação, segundo ela, “transformadora”. “Temos que perceber quais são as mudanças que podem ser asseguradas e a UNILAB quer fazer parte desse processo”, fechou.

Lançamentos
Além de abrir os trabalhos letivos, a solenidade também marcou o lançamento da nova linguagem visual do órgão, com a nova logomarca da Secretaria. No evento, os professores também receberam um publicação do calendário escolar 2013 e um pen-drive com conteúdo docente, chamado de “diário digital”, que substitui o tradicional diário de classe, numa versão moderna e informatizada.

Assessoria de Comunicação