4 de outubro de 2011

Redenção que te quero ver verde – O meio ambiente somos todos nós

Quando pensamos em Meio Ambiente, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos às crianças pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nas atividades da escola para que se estabeleça as relações entre dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. É indispensável, portanto, fazer algo pelo nosso planeta. A escola é, sem dúvida, um espaço e deve desempenhar o papel de sensibilizar alunos e educadores na busca de uma qualidade de vida, de modo que todos possam mudar para transformar o meio ambiente.
Neste ano de 2011 a Secretaria da Educação sentindo que precisamos de algo concreto para sensibilizar nossa comunidade escolar, acreditando que posturas éticas, bem como no domínio de procedimentos parte, então, para o III ano de realização do projeto “Redenção que te quero ver verde” com o tema “O meio ambiente somos todos nós” que é trabalhado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, onde o professor desperta atitudes de importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Os caminhos apontados por meio deste projeto deixam que os alunos caminhem com seus próprios pés, construindo seu conhecimento a partir de sua interação com o meio ambiente fundamento na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1985) quando busca através das relações interpessoal e intrapessoal, perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Desta forma, as oficinas foram estruturadas de modo a contemplar a sensibilização através de vídeos, palestras, painéis, análises e círculos de diálogo enfatizando as vivências do aluno proporcionando conhecimentos cognitivos e experiências afetivas promovendo o desenvolvimento de valores como respeito, cooperação, dedicação, solidariedade e responsabilidade.
Este ano também, de forma inovadora e criativa, os participantes do projeto, sejam alunos, professores, gestores, funcionários, pais e comunidade em geral, assinaram o termo de responsabilidade:
  SPAECE- Solenidade de Premiação
A Secretaria da Educação de Redenção através da Diretora de Ensino, Professora Anália Pinheiro e a Prefeita Francisca Torres Bezerra - Cimar marcaram presença na soleniddae de premiação dos alunos do Ensino Médio das Escolas estaduais de Redenção, na avaliação SPAECE - 2010. Na oportunidade, a prefeita Cimar acolheu a todos, falou de sua alegria pela conquista de 31 estudantes que foram agraciados com um computador, parabenizou-os e  incentivou os demais alunos a estudarem. Encerrando seu discurso, a prefeita destacou a evolução da educação em nosso Município e parabenizou os professores e gestores pelos resultados.